Sessões Pedagógicas

Sessões Pedagógicas 

‘O Conselho Pedagógico organiza um conjunto de Sessões Pedagógicas – dirigidas a docentes, estudantes, funcionários/as e investigadores/as – com o objetivo de contribuir para a melhoria contínua das condições de ensino e aprendizagem no Iscte, através da promoção de espaços de aprendizagem, partilha, reflexão e debate em torno de temas relevantes para a dimensão pedagógica da atividade académica no ensino superior.


Calendarização:

Ano de 2024 (de maio a dezembro).


Divulgação e Inscrições:

  • A informação sobre as sessões e respetiva inscrição encontra-se disponível na página do Conselho Pedagógico e será divulgada por e-mail.


Resultado e Impacto esperado das sessões:

  • As sessões realizadas informarão as orientações pedagógicas para docentes e estudantes, divulgadas no início de cada ano letivo.
  • O feedback dos participantes sobre as sessões será analisado no âmbito da Comissão Permanente e do Plenário do Conselho Pedagógico, para a definição de ajustamentos e melhorias na organização de futuras sessões, no que diz respeito às temáticas abordadas e ao formato das sessões.
  • Espera-se contribuir para a promoção da melhoria contínua das condições de ensino e aprendizagem no Iscte.


Organização das sessões:


MAIO 2024 - Link para inscrições

Descobrindo o Potencial do chatGPT em Sala de Aula
com Adriana Rosa e Arlindo Ribeiro (Iscte)
16 de maio | 18h | sala AA4.06 Clube Iscte

Na sessão "Descobrindo o Potencial do ChatGPT em Sala de Aula", exploraremos como esta ferramenta de inteligência artificial pode ser uma aliada valiosa no ambiente educacional. Iniciaremos com uma introdução ao ChatGPT, destacando suas capacidades de compreensão e geração de texto baseadas em um modelo de linguagem avançado. Discutiremos casos práticos de como professores podem utilizar o ChatGPT para criar materiais didáticos personalizados, responder a perguntas complexas e até simular debates em sala de aula. Além disso, abordaremos as implicações éticas do uso de IA na educação, incluindo questões de privacidade. O objetivo é equipar os participantes com o conhecimento necessário para integrar essa ferramenta de maneira eficaz e responsável em seus métodos de ensino, potencializando a aprendizagem e a interação dos alunos.

Plágio, IA e conduta académica: conceitos, práticas e novos desafios
com Madalena Ramos e Fernando Batista (Iscte)
20 de maio | 12h30 | sala AA4.06 Clube Iscte

A construção de novo conhecimento é suportada em referências que devem ser devidamente apresentadas de acordo com os códigos de conduta académica estabelecidos e regulamentados institucionalmente (de que são exemplo documentos como o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências, o Código de Conduta Académica e o Regulamento Disciplinar de Discentes), que definem normas de boas práticas e também sanções para os casos de incumprimento, como é o caso da prática de plágio.

Nesta sessão vamos falar de fraude e integridade académica, com foco principal no plágio nas suas diferentes formas, nas motivações para a sua prática e como evitá-lo. Falar-se-á igualmente da relação dos estudantes do Iscte com as plataformas de Inteligência Artificial (ChatGPT e outras) enquanto recurso para a aprendizagem, bem como dos desafios que se colocam às instituições de forma a garantir que estas ferramentas sejam utilizadas de forma ética e responsável.

Inteligência Artificial na Educação: Ameaça ou Oportunidade?
com Mário Figueiredo (Instituto Superior Técnico)
22 de maio | 18h | Auditório Ferreira de Almeida B2.03

Nos anos mais recentes, a inteligência artificial (IA) generativa, nomeadamente os grandes modelos de linguagem e os chatbots sobre eles construídos, tem ganho enorme notoriedade pública, chegando mesmo aos media generalistas e a governantes de todo o mundo. Esta notoriedade tem sido acompanhada por elevados níveis de preocupação com os potenciais riscos: desde a substituição de seres humanos em múltiplas tarefas (incluindo em áreas que envolvem criatividade) à geração e disseminação de notícias falsas com as consequentes ameaças para a coesão social e a democracia e até mesmo riscos existenciais para a humanidade. No ensino, nomeadamente secundário e superior, a IA generativa pode ter um enorme impacto e tem estimulado grandes doses de preocupação e forçado a repensar muitos aspetos, nomeadamente a avaliação. O objetivo desta apresentação e discussão é precisamente abordar as questões levantadas pelo impacto da IA na educação, colocando a pergunta: é uma ameaça, uma oportunidade, ou ambas?

Menos stress, mais bem-estar
com Madalena Mascarenhas (Iscte)
31 de maio | 12h30 | sala AA4.06 Clube Iscte
Nesta sessão pretendemos explorar o papel do tempo de descanso na promoção do bem-estar e gestão do stress, através da partilha de estratégias simples e de fácil implementação.
Serão identificadas as causas e manifestações do stress, assim como o que é necessário para que o processo de recuperação ocorra e quais os seus benefícios para a saúde e bem-estar.
Voltar ao topo