Acreditações
Gestão de Doutoramentos
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), sala 2W08
Conferências 2022/2023:
- Temporal Dynamics of Workplace Diversity, Florian Kunze (University of Konstanz)
- The Development of Coparenting across the Transition to Parenthood Sarah Schoppe-Sullivan (The Ohio State University)
- Who does identify with all humanity and what consequences does it bring?, Katarzyna Hamer (Institute of Psychology of Polish Academy of Sciences)
- Sound judgment: Folk beliefs and empirical evidence, Igor Grossmann (University of Waterloo)
- Dynamics of forgiveness and self-forgiveness, Michael Wenzel (Flinders University)
- Social Interactions and the Development of Children Born Preterm, Joana Baptista (CIS-Iscte)
- Workflows for planning and executing replication, Patrick Forscher (Busara Center for Behavioral Economics)
- Career Management in Scientific Research, Margarida Trindade (ITQB NOVA, Universidade Nova de Lisboa)
- More than money: Father-child relationships in early childhood, Natasha Cabrera (University of Maryland)
- Social Remembering and Collective Memory, Suparna Rajaram (Stony Brook University)
Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
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Ciclo de Conferências em Psicologia Ou Outras Ciências Sociais e Humanas
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Seminário de Investigação em Psicologia - Metodologias Avançadas
12.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 12.0 |
Seminário de Investigação em Psicologia - Temas Aprofundados
12.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 12.0 |
Seminário de Projecto em Psicologia
18.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 18.0 |
Treino de Competências Académicas em Psicologia
12.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 12.0 |
Seminário de Investigação em Psicologia – Metodologias avançadas
18.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 18.0 |
Tese em Psicologia
180.0 ECTS
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Tese em Psicologia (180 Créditos) | 180.0 |
Ciclo de Conferências em Psicologia Ou Outras Ciências Sociais e Humanas
OA1. Reconhecer e diferenciar a diversidade de temas e problemas abordados pela psicologia e ciências afins
OA2. Reconhecer e diferenciar a diversidade de abordagens teóricas e seus pressupostos dentro da psicologia e ciências afins
OA3. Reconhecer e diferenciar a diversidade de metodologias e técnicas empregues pela psicologia e ciências afins e saber como se ligam com as abordagens e seus pressupostos
Não existe programa fixo, em cada ano há conferencistas diferentes
A avaliação implica a elaboração de uma reflexão crítica sobre 6 conferências às quais o(a) aluno(a) assistiu durante o ano letivo: As 3 conferências consideradas mais interessantes, e as 3 conferências consideradas menos interessantes.
As conferências listadas poderão ser aquelas organizadas pelo Programa Doutoral em Psicologia do Iscte-IUL, ou por outras entidades organizadoras (neste caso, mediante apresentação de certificado de presença).
Title: -
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Seminário de Investigação em Psicologia - Metodologias Avançadas
Ao terminarem esta UC os alunos serão capazes de:
OA1. Identificar e avaliar criticamente uma variedade de métodos de investigação utilizados pelos investigadores em psicologia.
OA2. Dominar as principais metodologias e técnicas de recolha de dados necessárias para desenvolver os seus projetos de doutoramento
AO3. Dominar as principais metodologias e técnicas de análise de dados a que irão recorrer nos seus projetos de doutoramento
AO4. Dominar algumas das metodologias da psicologia de um modo que lhe permita contribuir para avançar de forma autónoma o conhecimento nesta área
A cada ano os Conteúdos programáticos (CP) dos seminários de Métodos Avançados serão ajustados às necessidades específicas dos alunos inscritos em Doutoramento.
a) Requerimento obrigatório para avaliação: Presença nos seminários. Só são admitidas faltas não justificadas em 25% dos seminários.
b) O estudante escolhe 1 de entre os seminários de Metodologias Avançadas disponíveis para avaliação. O docente aceita avaliar o aluno (em função do número de avaliados) e apresenta uma proposta de trabalho que será avaliada com uma apreciação quantitativa (0-20).
Title: A bibliografia desta UC será fornecida no contexto dos seminários previstos para o respectivo ano lectivo.
Authors:
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Year:
Title: A bibliografia desta UC será fornecida no contexto dos seminários previstos para o respectivo ano lectivo.
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Seminário de Investigação em Psicologia - Temas Aprofundados
Ao terminarem esta UC os alunos serão capazes de:
OA1. Identificar e avaliar criticamente alguns programas actuais de investigação em psicologia, reconhecendo a especificidade das suas abordagens teóricas e metodológicas.
OA2. Identificar e justificar como se relacionam e articulam perguntas de investigação, abordagens teóricas e metodologias em alguns programas actuais de investigação em psicologia.
AO3. Comparar as abordagens e metodologias de alguns programas actuais de investigação em psicologia com as abordagens e metodologias que irão usar nos seus próprios projectos de pesquisa.
OA4. Identificar, através da comparação com outros, as potencialidades e limites dos seus próprios projectos de pesquisa.
A cada ano os Conteúdos Programáticos (CP) dos seminários de Temas Avançados serão ajustados às necessidades e interesses específicos dos alunos inscritos em Doutoramento.
a) Presença nos seminários é obrigatória. Faltas não justificadas só são admitidas em 25% dos seminários.
b) Reflexão crítica sobre um dos seminários a que o aluno assistiu, considerando pontos comuns com o seu projeto de tese, e apresentando:
1) questão de investigação relevante para este, com base na teoria apresentada no seminário; ou
2) desenho de um estudo com base na metodologia apresentada no seminário.
Title: Será proposta aos alunos em função dos temas avançados programados para cada semestre/ano lectivo.
Authors:
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Title: It will be proposed according to the advanced themes scheduled for each semester/school year.
Authors:
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Seminário de Projecto em Psicologia
Esta UC visa o acompanhamento da pesquisa conducente à produção da dissertação de doutoramento.
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
OA1. Dominar os conhecimentos e métodos na sua área de investigação.
OA2. Ser capaz de, de forma autónoma, conceber, implementar e redigir uma investigação
OA3. Ter espírito critico e ser capaz de discutir investigação (a sua e a de outros) com colegas
OA4 - Ser capaz de organizar o conhecimento e transmiti-lo a outros
Não existe propriamente um programa desta UC, mas antes são fornecidos aos alunos diversas oportunidades para alargarem os seus conhecimentos, para conceberem pesquisa e para debaterem a sua investigação.
Em particular, a evolução dos conhecimentos e aptidões de investigação dos alunos deverá ser resultado:
1. Do acompanhamento próximo do seu trabalho com o orientador/a
2. Da sua participação activa nas actividades regulares de debate de um grupo de pesquisa (em particular dos grupos de investigação do CIS-IUL)
3. Da apresentação anual da sua pesquisa no Encontro de Psicologia Social
4. Do debate do trabalho dos colegas no mesmo Encontro anual
5. Da participação na leccionação de unidades curriculares.
a) Obrigatório:
- Apresentação da pesquisa no Encontro anual do programa de doutoramento e discussão com um convidado/a.
- Participação nas reuniões de um grupo de pesquisa (e.g., do CIS-IUL) escolhido com o orientador, com no mínimo 1 apresentação. Máximo de faltas não justificadas: 50%.
b) Reflexão sobre o progresso do projeto de investigação no relatório de atividades, com avaliação qualitativa e quantitativa pelo orientador e relator (Escala 0-20.
Title: Não existe bibliografia de referência para todos os alunos.
Authors:
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Title: N/a
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Treino de Competências Académicas em Psicologia
O aluno que complete com sucesso esta UC será capaz de:
OA1. Redigir um artigo científico.
OA2. Preparar e fazer uma apresentação de um trabalho de investigação.
OA3. Organizar um congresso/encontro científico.
OA4. Ensinar matérias da área da Psicologia.
OA5. Conhecer e aplicar boas práticas de investigação científica nomeadamente nos domínios da ética, open science, data protection e replicabilidade.
CP1. Escrita de artigos científicos.
CP 2. Regras para preparação e apresentação de trabalhos de investigação.
CP 3. Organização de encontros científicos.
CP 4. Competências pedagógicas no ensino de matérias da área da Psicologia.
CP 5. Boas práticas de investigação científica
a) Requerimentos para avaliação:
Presença em pelo menos 75% dos seminários.
Participação na organização de um evento científico (e.g., conferência)
1 aula supervisionada (pelo supervisor ou por docente a indicar por este)
b) O estudante escolhe 1 de entre os seminários disponíveis para avaliação. O docente aceita avaliar o estudante e apresenta uma proposta de trabalho que será avaliada com uma apreciação quantitativa (0-20)
Title: Wegner, D. M. (2003). Science talk: Discover and debate. SPSP Dialogue, 18, 10-11.
Perracchio, L. A., & Escalas, J. E. (2008). Tell me a story: Crafting and publishing research in consumer psychology. Journal of Consumer Psychology, 18, 197-204.
Darley, J. M., Zanna, M. P., & Roediger III, H. L. (Eds) (2002). The complete academic: A career guide. Washington, DC: American Psychological Association.
Bem, D. J. (2002). Writing the empirical journal article. In Darley, J. M., Zanna, M. P., & Roediger III, H. L. (Eds) (2002). The complete academic: A career guide. Washington, DC: American Psychological Association.
Arkin, R. M. (2010). Most underappreciated: 50 prominent social psychologists describe their most unloved work: New York: Oxford University Press.
American Psychological Association. (2009). Publication manual of the American Psychological Association (6th ed). Washigton, D.C.: Author.
Authors:
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Title: -
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Seminário de Investigação em Psicologia – Metodologias avançadas
Ao terminarem esta UC os alunos serão capazes de:
OA1. Identificar e avaliar criticamente uma variedade de métodos de investigação utilizados pelos investigadores em psicologia.
OA2. Dominar as principais metodologias e técnicas de recolha de dados necessárias para desenvolver os seus projetos de doutoramento
AO3. Dominar as principais metodologias e técnicas de análise de dados a que irão recorrer nos seus projetos de doutoramento
AO4. Dominar algumas das metodologias da psicologia de um modo que lhe permita contribuir para avançar de forma autónoma o conhecimento nesta área
A cada ano os Conteúdos programáticos (CP) dos seminários de Métodos Avançados serão ajustados às necessidades específicas dos alunos inscritos em Doutoramento.
a) Requerimento obrigatório para avaliação: Presença nos seminários. Só são admitidas faltas não justificadas em 20% dos seminários.
b) O estudante escolhe 1 de entre os seminários de Metodologias Avançadas disponíveis para avaliação. O docente aceita avaliar o aluno (em função do número de avaliados) e apresenta uma proposta de trabalho que será avaliada com uma apreciação quantitativa (0-20).
Title: A bibliografia desta UC será fornecida no contexto dos seminários previstos para o respectivo ano lectivo.
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Tese em Psicologia
O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz
OA1. Distinguir, questionar e julgar problemas e soluções científicas na área de Psicologia
OA2. Explicar, aplicar e usar competências, aptidões e métodos de investigação
OA3. Planear e executar uma investigação científica respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade internacional
OA4. Demonstrar um conjunto significativo de trabalhos de investigação originais na área de Psicologia que contribuam para o alargamento das fronteiras do conhecimento, e que mereçam a divulgação nacional e internacional em publicações com comité de selecção
OA5. Analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas relativas ao mundo científico e social, e à área de Psicologia em particular
OA6. Comunicar com os seus pares, a comunidade académica e a sociedade em geral sobre a área científica de Psicologia e defender os seus resultados de investigação
OA7. Aplicar as princípios éticos de investigação em Psicologia
Serão aqueles julgados, em cada ano, mais ajustados aos projectos de investigação apresentados e implementados pelos doutorandos, procurando sempre, através da apresentação e discussão de investigações realizadas ou em curso, tanto em Portugal como no estrangeiro, fundamentos para uma melhor contextualização teórica dos trabalhos dos doutorandos.
Reflexão sobre o progresso do projeto de investigação - a incluir no relatório anual de atividades e com avaliação qualitativa e quantitativa numa escala entre 0-20 pelo orientador e relator.
BibliografiaTitle: -
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Tese em Psicologia
Acreditações