Propinas UE (2024/2025)
3500.00 €Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
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Liderar a Transformação Digital e a Inovação
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Python para Análise de Dados
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Realidade Virtual e Aumentada
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Sistemas IoT e Edge Computing
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Transformação Digital na Prática
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Agilidade Organizacional
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Aplicações IA e IoT
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Aprendizagem Profunda Aplicada
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Invoção Processual
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Tecnologia de Registo Distribuído
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Liderar a Transformação Digital e a Inovação
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de:
OA1 - Descrever e contrastar teorias sobre processos de liderança e de inovação organizacional
OA2 - Conhecer e avaliar criticamente os processos psicossociais que condicionam a liderança e a inovação nas organizações.
OA3 - Utilizar métodos e técnicas para diagnosticar e intervir nos principais problemas relacionados com transformação digital e a inovação nas organizações.
PC1. Abordagem introdutória aos conceitos de digitalização e plataformas digitais
PC2. Os principais drivers das disrupções da digitalização nas organizações
PC3. Inovação e mudança na dinâmica das organizações
PC4. Liderança de equipas e da inovação nas organizações.
PC5. Processos psicossociais na liderança e implementação de uma estratégia de transformação digital
PC6. Transformação digital em vários sectores
Na primeira semana letiva, o estudante indica se pretende ser avaliado na Época 1, na modalidade avaliação periódica ou por projeto.
Avaliação periódica (apenas Época 1):
Análise de 3 estudos de caso ao longo do semestre:dois individuais (25% cada) e um em grupo (25%). Os alunos irão ainda participar num desafio (grupo) de um simulador de gestão (25% restante). Cada estudo de caso (cuja análise será desenvolvida com estrutura pré-definida pelo docente) e respetiva discussão, mais o resultado do simulador têm o peso de 25% na nota final, com nota mínima de 7,5 valores. A média da análise dos estudos de caso terá de ser igual ou superior a 9,5 valores.
Exame: Avaliação por projeto cuja análise será desenvolvida com estrutura pré-definida pelo docente e respetiva discussão síncrona (100% nota final)
Title: Westerman, G., Bonnet, D., McAffe, A., Leading digital: turning technology into business transformation, 2014, Boston: Harvard Business Review Press
Vuchkovski, D., Zalaznik, M., Mitręga, M., & Pfajfar, G., A look at the future of work: The digital transformation of teams from conventional to virtual, 2023, Journal of Business Research, 163
Salas, E., Goodwin, G. F. & Burke, C. S. (Eds.), Team effectiveness in complex organizations. Cross-disciplinary perspectives and approaches, 2009, NY: Psychology Press
Kim, W. C., & Mauborgne, R., Blue Ocean Strategy: How to Create Uncontested Market Space and Make the Competition Irrelevant, 2005, Boston, MA: Harvard Business School
Cobb, A. T., Leading project teams: The basics of project management and team leadership, 2012, Thousand Oaks: SagePublications, Inc.
Bresciani, S., Ferraris, A., Romano, M., Santoro, G., Human Resource Management and Digitalisation, Digital Transformation Management for Agile Organizations, 2021, Emerald
Authors:
Reference:
Year:
Title: Zhang, M. J., Zhang, Y., & Law, K. S., Paradoxical Leadership and Innovation in Work Teams: The Multilevel Mediating Role of Ambidexterity and Leader Vision as a Boundary Condition, 2022, Academy of Management Journal, 65(5), 1652–1679
Uitdewilligen, S., & Waller, M. J., Information sharing and decision-making in multidisciplinary crisis management teams, 2018, Journal of Organizational Behavior, 39(6), 731–748
Tidd, J., & Bessant, J.R., Managing innovation: Integrating technological, market and organizational change, 2018, New York: Wiley
Santos, C.M., Passos, A.M., Uitdewilligen, S., & Nübold, A., Shared temporal cognitions as substitute for temporal leadership: An analysis of their effects on temporal conflict and team performance, 2016, The Leadership Quarterly, 27, 574-587
Marks, M. A., Mathieu, J. E., & Zaccaro, S. J., A temporally based framework and taxonomy of team processes, 2001, Academy of Management Review, 26, 356-376
Karp, R., Gaining Organizational Adoption: Strategically Pacing the Deployment of Digital Innovations., 2022, Academy of Management Journal, 1, https://doi.org/10.5465/amj.2020.0548
Guo, X., Li, M., Wang, Y., & Mardani, A., Does digital transformation improve the firm’s performance? From the perspective of digitalization paradox and managerial myopia, 2023, Journal of Business Research, 163.
Ferreira, A. I. & Martinez, L. F., Manual de Diagnóstico e Mudança Organizacional, 2023, Lisboa: Edit. RH
Dionisio, M., de Souza Junior, S. J., Paula, F., & Pellanda, P. C., The role of digital transformation in improving the efficacy of healthcare: A systematic review, 2023, The Journal of High Technology Management Research, 34(1).
Human resources management 4.0: Literature review and trends. Computers & Industrial Engineering 168, 108111.
Costa, C. G., Zhou, Q., & Ferreira, A. I., The impact of anger on creative process engagement: The role of social contexts., 2018, Journal of Organizational Behavior, 39(4), 495?506
Colbert, A., Yee, N., & George, G., The Digital Workforce and the Workplace of the Future., 2016, Academy of Management Journal, 59(3), 731–739
Cameron, E. & Green, M., Making sense of change management - A complete guide to the models, tools and techniques of organizational change, 2012, Kogan Page
Burke, C. S., Shuffler, M. L., & Wiese, C. W., Examining the behavioral and structural characteristics of team leadership in extreme environments, 2018, Journal of Organizational Behavior, 39(6), 716–730.
Authors:
Reference:
Year:
Python para Análise de Dados
OA1: Compreender os princípios e conceitos de análise de dados na saúde.
OA2: Analisar as implicações da análise de dados nos cuidados de saúde.
OA3: Avaliar os desafios e as oportunidades da análise de dados na saúde.
OA4: Explorar estudos de casos de sucesso e melhores práticas de análise de dados na saúde.
OA5: Desenvolver competências de pensamento crítico para avaliar o impacto da análise de dados nos resultados de saúde.
OA6: Aplicar bibliotecas e ferramentas Python para manipulação, visualização e análise eficazes de dados de saúde.
OA7: Utilizar técnicas de visualização de dados apropriadas para comunicar conhecimentos relacionados com a saúde.
OA8: Implementar algoritmos de aprendizagem automática para análise de dados de saúde e análise preditiva.
OA9: Avaliar o desempenho de modelos de aprendizagem automática em cuidados de saúde utilizando métricas específicas do domínio.
OA10: Demonstrar considerações éticas na análise de dados de saúde, privacidade.
PC1. Introdução à análise de dados no sector da saúde: Conceitos chave e importância.
PC2. Tecnologias e Tendências: IoT, Big Data, IA, ML, Cloud Computing.
PC3. Manipulação e limpeza de dados: Técnicas de pré-processamento de dados de saúde.
PC4. Análise Exploratória de Dados: Análise e visualização de dados de saúde.
PC5. Seleção e engenharia de características: Métodos de seleção de características relevantes.
PC6. Algoritmos de Aprendizagem Automática: Modelos de classificação e regressão na análise de dados de saúde.
PC7. Avaliação de modelos e métricas de desempenho: Avaliação da eficácia de modelos.
PC8. Visualização de dados em saúde: Comunicar os conhecimentos de forma eficaz.
PC9. Considerações éticas: Privacidade, segurança e tratamento responsável de dados em análises de saúde.
PC10. Tendências futuras: Tecnologias emergentes e seu impacto na análise de dados de saúde
Na primeira semana letiva, o estudante indica se pretende ser avaliado na Época 1, na modalidade avaliação periódica ou por exame.
Avaliação periódica (só disponível na Época 1):
Análise de 4 estudos de caso ao longo do semestre: dois individuais e dois em grupo. Cada estudo de caso (cuja análise será desenvolvida com estrutura pré-definida pelo docente) e respetiva discussão tem o peso de 25% na nota final, com nota mínima de 7,5 valores. A média da análise dos estudos de caso terá de ser igual ou superior a 9,5 valores.
Avaliação por exame (Época 1 em caso de escolha do estudante, Época 2 e Época Especial):
Exame presencial (100% da nota final)
Title: Suresh Kumar Mukhiya, Usman Ahmed, Hands-On Exploratory Data Analysis with Python, 2020, Publisher(s): Packt Publishing ISBN: 9781789537253
Third Edition by Avinash Navlani, Armando Fandango, Ivan Idris, Python Data Analysis, 2021, Publisher(s): Packt Publishing ISBN: 9781789955248
2nd Edition by Wes McKinney, Python for Data Analysis, 2017, Publisher(s): O'Reilly Media, Inc. ISBN: 9781491957660
Authors:
Reference:
Year:
Realidade Virtual e Aumentada
O1 Conhecer os conceitos,modelos,estado da arte e principais aplicações em RV,RA, RE,na resolução de problemas atuais,através da investigação e análise crítica de fontes da literatura
O2 Compreender as tecnologias chave:RV (canais de entrada/saída);RA (recolha de dados do ambiente real e interpretação,visualização 3D e interação pessoa-máquina)
O3 Compreender princípios matemáticos básicos dos sistemas e algoritmos de Computação Gráfica 3D:representação de modelos geométricos e hierárquicos 3D (malhas de polígonos, grafos de cena),sua visualização realista e em tempo real (cadeia de transformação e visualização 3D,cálculo de visibilidade,iluminação local e global,mapeamento de texturas)
O4 Saber aplicar modelação 3D e desenv de apps RV, RA em ambientes Unity,UnReal,ARCore,ARKit,Hololens,EON Reality,Open XR
O5 Conceber experiências laboratoriais: 1RV + 1RA
O6 Explorar criatividade,inovação,pensamento crítico,autoaprendizagem,revisão por pares,trabalho em equipa,expressão escrita e oral
C1 Realidade Virtual, RV:Definição.Modelo.RV imersiva e não imersiva.Evolução histórica.Aplicações
C2 Tecnologias chave para RV: Canal de saída: projeção, écrãs, esteresocopia, audio 3D e auralização, novos canais (cheiro, gosto). Canal de entrada: seguimento, interfaces multimodais (fala, gesto, movimento, toque e tato), interfaces hápticas e vestibulares
C3 Computação Gráfica 3D:Definições e conceitos.Modelação Geométrica 3D.Visualização 3D.Câmara virtual.Hierarquia de objetos gráficos.Grafo de cena.Luz e côr.Iluminação e sombreamento.Sombras.Mapeamento de texturas
C4 CG distribuida em RV. C5 Laboratório RV
C6 Realidade Aumentada, RA: Definição.Modelo.Realidade Mista.Realidade Extendida, RE.Evolução histórica.Aplicações
C7 Tecnologias chave para RA:Recolha de dados do ambiente real e interpretação,visualização de objetos virtuais registados em 3D,interação pessoa-máquina (Interfaces tangíveis e Interação multimodal)
C8 Laboratório RA
C9 Tendências atuais e futuras de RV, RA e RE
Avaliação por projeto (Época 1):
- O projeto deve ser desenvolvido em grupo com um peso de 100% da nota
- Quem não concluir com sucesso a UC na Época 1, tem ainda a Época 2 e Época Especial para entregar um projeto individual com uma cotação de 100% da nota
Title: Jesse Glover, Jonathan Linowes, Complete Virtual Reality and Augmented Reality Development with Unity: Leverage the power of Unity and become a pro at creating mixed reality applications, 2019, ISBN-10: 1838648186
Slater, M., Steed, A., Chrysanthou, Y., ”Computer Graphics and Virtual Environments: From Realism to Real-Time”, Mel Slater, 2002,, 2002, Addison Wesley, ISBN: 0-201-62420-6
Joseph J. LaViola Jr., Ernst Kruijff, Ryan P. McMahan, Doug Bowman, Ivan P. Poupyrev, 3D User Interfaces: Theory and Practice, 2017, (2nd Edition) Addison-Wesley Professional, ISBN-10: 0134034325
Hughes, John, van Dam, Andries, McGuire, Morgan, Sklar, David, Foley, James D., Feiner, Steven K., Akeley, Kurt, Computer Graphics: Principles and Practice, 2014, (3rd Edition) Addison-Wesley. ISBN-13: 978-0133511079
Authors:
Reference:
Year:
Title: Shneiderman, B., Plaisant, C., Cohen, M., Jacobs, S., Elmqvist, N., Nicholas Diakopoulos, N., Designing the User Interface: Strategies for Effective Human-Computer Interaction, 2017, (6th edition), Pearson, ISBN-13: 978-0134380384
S. Cawood and M. Fiala (2007), Augmented reality: a practical guide from Pragmatic Bookshelf ISBN 1934356034., 2007, ISBN 1934356034.
Mazuryk, T. & Gervautz, M., “Virtual Reality: History, Applications, Technology and Future”, 1996, Viena, Áustria : Institute of Computer Graphics and Algorithms, Vienna University of Technology
Lopes, M., Silva, J., Dias, M. S., Eloy, S., Gaspar, F., Miguel, R., Mendonça, N., “Sistema de Realidade Aumentada para Apoio ao Projeto de Arquitetura”, 2014, in Atas da EPCG 2014, 21º Encontro Português de Computação Gráfica, 13 e 14 de novembro de 2014, Leiria, Portugal
HEIM, M., The Metaphysics of Virtual Reality, 1993, Oxford University Press, 208 pages
Bastos, P. & Dias, M. S., “Experiência de Realidade Virtual Imersiva no Ambiente CaveHollowspace do Lousal”, 2008, Actas do Interacção 2008 – 3ª Conferência Interacção Pessoa-Máquina, Universidade de Évora, 15 - 17 Oct 2008
Azuma, R. T, “A survey of augmented reality”, 1997, Presence, 6(4):355–385
Authors:
Reference:
Year:
Sistemas IoT e Edge Computing
OA1: Compreender os princípios e conceitos dos sistemas de IoT e Edge Computing.
OA2: Desenvolver sistemas de IoT e Edge Computing
OA3: Identificar os principais desafios e oportunidades sistemas de IoT e Edge Computing.
OA4: Explorar casos de estudo de sucesso e boas práticas sistemas de IoT e Edge Computing.
OA5: Avaliar o impacto sistemas de IoT e Edge Computing em diferentes setores.
PC1 - Introdução aos sistemas IoT e aos paradigmas da Edge Computing; PC2 - Camada de sensores e configuração de Arduinos; PC3 - Camada de comunicação com ênfase em LoRa; PC4 - Integração Cloud + IoT + Edge Infrastructures. PC5 Introdução à camada intermédia para Edge Cloud e Lightweight Container Middleware para Arquitecturas; PC6 - Gestão de dados e análise preditiva para suporte ao desenvolvimento de aplicações no Edge; PC7 - Aplicações em Saúde, Transportes e cidades inteligentes; PC8 - Design aplicado a cidades inteligentes.
Na primeira semana letiva, o estudante indica se pretende ser avaliado na Época 1, na modalidade avaliação periódica ou por exame.
Avaliação periódica (só disponível na Época 1):
Análise de 4 estudos de caso ao longo do semestre: dois individuais e dois em grupo. Cada estudo de caso (cuja análise será desenvolvida com estrutura pré-definida pelo docente) e respetiva discussão tem o peso de 25% na nota final, com nota mínima de 7,5 valores. A média da análise dos estudos de caso terá de ser igual ou superior a 9,5 valores.
Avaliação por exame (Época 1 em caso de escolha do estudante, Época 2 e Época Especial):
Exame presencial (100% da nota final)
Title: Rajkumar Buyya and Amir Vahid Dastjerdi, Morgan Kaufmann, Internet of Things - Principles and Paradigms, 2016, 1st edition, May 2016, ISBN: 978-0128053959
-, IoT Fundamentals: Networking Technologies, Protocols, and Use Cases for the Internet of Things, 2017, Cisco Press
Prasant Kumar Pattnaik and Rajib Mall, Fundamentals of Mobile Computing, 2015, Wiley
Adrian McEwen and Hakim Cassimally, Designing the Internet of Things, 2014, 1st Edition, Wiley, 2014
Samuel Greengard, The Internet of Things, 2015, The MIT Press Essential Knowledge series
by Pethuru Raj and Anupama C., The Internet of Things: Enabling Technologies, Platforms, and Use Cases, -, Raman (CRC Press)
Rajkumar Buyya (Editor), Satish Narayana Srirama (Editor), Fog and Edge Computing: Principles and Paradigms, 2019, Wiley, 2019
Authors:
Reference:
Year:
Transformação Digital na Prática
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de:
OA1 - Analisar as principais teorias e boas praticas para implementar a transformação digital
OA2 - Entender o contexto favoravel à transformação digital
OA3 - Aplicar as principais ferramentas em casos reais
CP1 - Principais teorias para a transformação Digital
CP2 - Principais modelos de referência para a transformação Digital
CP3 - Principais casos de estudo exemplificativos da transformação Digital
Avaliação por projeto (Época 1):
- O projeto deve ser desenvolvido em grupo com um peso de 100% da nota
- Quem não concluir com sucesso a UC na Época 1, tem ainda a Época 2 e Época Especial para entregar um projeto individual com uma cotação de 100% da nota
Title: Alexander Rauser, Digital Strategy: A Guide to Digital Business Transformation, CreateSpace Independent Publishing Platform, 2016, North Charleston, South Carolina, 2016
Sunil Gupta, Digital Strategy: A Guide to Reimagining your Business, 2018, Harvard Business Review Press, Boston, Massachusetts
ISACA, COBIT 2019 Framework: Introduction and Methodology, USA, 2018
Neil Perkin and Peter Abraham, Building the Agile Business Through Digital Transformation, 2017, Kogan Paga Limited, London
Thomas M. Siebel, Digital Transformation, 2019, RosetaBooks, New York
Authors:
Reference:
Year:
Agilidade Organizacional
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de:
OA1 - Analisar mecanismos, técnicas, ferramentas para criar sentido comum nas equipas e acelerar entregas
OA2 - Explicar a importância da gestão de projetos com recurso a métodos ágeis com especial foco para a gestão de serviços de tecnologias de informação (TI)
OA3 - Compreender a mais valia das principais frameworks de gestão de OA4 - Analisar os principais papeis e responsabilidades (SCRUM, DEVOPS, ITIL) e como funcionam em harmonia
CP1 - Principais mecanismos, tecnicas e ferramentas para promover produtividade em equipas
CP2 - Abordar a metodologia SCRUM
CP3 - Abordar ITIL
CP4 - Abordar DEVOPS
Avaliação por projeto (1ª Época):
- O projeto deve ser desenvolvido em grupo com um peso de 100% da nota
- Quem não concluir com sucesso a UC na 1ª Época, tem ainda a 2ª Época e Época Especial para entregar um projeto individual com uma cotação de 100% da nota
Title: The SCRUM Guide
ITIL Foundation: itil4
DevOps for Dummies
The Phoenix Project
The Unicorn Project
Allen, J. Zook, C., Repeatability Build Enduring Businesses for a World of Constant Change, 2012, Harvard Business Review
Laloux, F., Reinventing Organizations: A Guide to Creating Organizations Inspired by the Next Stage in Human Consciousness, 2014, Nelson Parker
Holbeche, L., The Agile Organization: How to Build an Innovative, Sustainable and Resilient Business, 2015, Kogan Page
Tilman, L., Agility: How to Navigate the Unknown and Seize Opportunity in a World of Disruption, 2019, Missionday
Berstrand, J., The Velocity Advantage, 2017, Brand Velocity Inc. 1st Edition
Authors:
Reference:
Year:
Aplicações IA e IoT
OA1: Compreender os princípios e conceitos da aplicação dos sistemas de IoT as areas da saude, industria, cidades, transportes, energia e agricultura designadas como Smart.
OA2: Analisar as implicações da aplicação dos sistemas de IoT as areas da saude, industria, cidades, transportes, energia e agricultura. nas organizações e na sociedade.
OA3: Identificar os principais desafios e oportunidades da aplicação dos sistemas de IoT as areas da saude, industria, cidades, transportes, energia e agricultura.
OA4: Explorar casos de estudo de sucesso e melhores práticas da aplicação dos sistemas de IoT as areas da saude, industria, cidades, transportes, energia e agricultura..
OA5: Desenvolver competências de pensamento crítico e análise para avaliar o impacto da aplicação dos sistemas de IoT as areas da saude, industria, cidades, transportes, energia e agricultura. em diferentes setores.
PC1. Introdução IoT - Definição e conceitos-chave
PC2. Smart Energy - Aplicações IoT na energia, casos de estudo
PC3. Smart Cities - Aplicações de IoT nas cidades inteligentes, casos de estudo
PC4. Smart Industry - Aplicações de IoT na Industria, casos de estudo
PC5. Smart Agriculture - Aplicações de IoT na agricultura, casos de estudo
PC6. Smart Health - Aplicações de IoT na saúde, casos de estudo
PC7. Smart Mobility - Aplicações de ioT nos transportes, Casos de estudo
PC8. Trabalho Aplicado
Na primeira semana letiva, o estudante indica se pretende ser avaliado na Época 1, na modalidade avaliação periódica ou por exame.
Avaliação periódica (só disponível na Época 1):
Análise de 4 estudos de caso ao longo do semestre: dois individuais e dois em grupo. Cada estudo de caso (cuja análise será desenvolvida com estrutura pré-definida pelo docente) e respetiva discussão tem o peso de 25% na nota final, com nota mínima de 7,5 valores. A média da análise dos estudos de caso terá de ser igual ou superior a 9,5 valores.
Avaliação por exame (Época 1 em caso de escolha do estudante, Época 2 e Época Especial):
Exame presencial (100% da nota final)
Aprendizagem Profunda Aplicada
OA1: Representar uma imagem em diferentes espaços de cor e no domínio da frequência
OA2: Realizar operações típicas de processamento de imagens
OA3: Extrair características de baixo nível de uma imagem
OA4: Implementar algoritmos clássicos de aprendizagem automática para classificar o conteúdo de imagens
OA5: Conhecer a arquitetura típica de uma rede neuronal convolucional (CNN) e perceber o seu funcionamento interno
OA6: Resolver um problema de classificação de imagens com complexidade média recorrendo a CNNs
OA7: Aplicar metodologias de transferência de conhecimento e fine-tuning usando CNNs pré-treinadas
OA8: Usar algoritmos de aprendizagem profunda para identificar objetos numa imagem
OA9: Conhecer algoritmos de aprendizagem profunda para geração automática de conteúdos multimédia
OA10: Manipular imagens usando a biblioteca OpenCV
OA11: Utilizar a biblioteca Tensorflow para desenvolver aplicações de aprendizagem automática
CP1 Representação de imagens
CP2 Operações com imagens
CP3 Extração de características de imagem
CP4 Introdução à aprendizagem automática
CP5 Redes neuronais clássicas
CP6 Redes neuronais convolucionais
CP7 Transferência de conhecimento
CP8 Arquiteturas de redes para deteção e identificação de objetos
CP9 Arquiteturas de redes para geração automática de conteúdos
Na primeira semana letiva, o estudante indica se pretende ser avaliado na Época 1, na modalidade avaliação periódica ou por exame.
Avaliação periódica (só disponível na Época 1):
Análise de 4 estudos de caso ao longo do semestre: dois individuais e dois em grupo. Cada estudo de caso (cuja análise será desenvolvida com estrutura pré-definida pelo docente) e respetiva discussão tem o peso de 25% na nota final, com nota mínima de 7,5 valores. A média da análise dos estudos de caso terá de ser igual ou superior a 9,5 valores.
Avaliação por exame (Época 1 em caso de escolha do estudante, Época 2 e Época Especial):
Exame presencial (100% da nota final)
Title: Joseph Howse, Joe Minichino, Learning OpenCV 4 with Python 3, 2020, Packt Publishing, 3rd Edition
I. Goodsfellow, Y. Bengio e A. Courville, Deep Learning, 2016, MIT Press
M. Nixon e Alberto Aguado, Feature Extraction and Image Processing for Computer Vision, 2019, Academic Press, 4th Edition
Authors:
Reference:
Year:
Invoção Processual
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de:
OA1 - Aprender a modelar processos
OA2 - Aprender a analisar processos
OA3 - Aprender a redesenhar processos
CP1 - Linguagem BPMN
CP2 - Tecnicas de análise de processos
CP3 - Heuristicas de redesenho
Avaliação por projeto (Época 1):
- O projeto deve ser desenvolvido em grupo com um peso de 100% da nota
- Quem não concluir com sucesso a UC na Época 1, tem ainda a Época 2 e Época Especial para entregar um projeto individual com uma cotação de 100% da nota
Title: Business Process Management Cases: Digital Innovation and Business Transformation in Practice
Fundamentals of Business Process Management
Authors:
Reference:
Year:
Title: Business Process Management: Concepts, Languages, Architectures
Authors:
Reference:
Year:
Tecnologia de Registo Distribuído
OA1: Compreender os princípios e conceitos de blockchain.
OA2: Analisar as implicações de blockchain nas organizações e na sociedade.
OA3: Identificar os principais desafios e oportunidades de blockchain.
OA4: Explorar casos de estudo de sucesso e melhores práticas de blockchain em setor publico e empresas
OA5: Desenvolver competências de pensamento crítico e análise para avaliar o impacto de blockchain em diferentes setores
PC1. Introdução à Blockchain: Compreender os Fundamentos
* O que é Blockchain?
* Benefícios e desafios da adoção de Blockchain
PC2. Comparação de Blockchains: principais características e capacidades
* Cadeias de blocos públicas vs. privadas
* Comparando plataformas de blockchain
* Mecanismos de segurança e consenso
* Interoperabilidade e normas
PC3. Blockchain no sector público: Melhoria das aplicações governamentais
* Casos de utilização da cadeia de blocos no sector público
* Considerações legais e regulamentares
* Desafios e considerações sobre a implementação
PC4. Aplicações empresariais de Blockchain: inovação e eficiência
* Visão geral da tecnologia Blockchain
* Blockchain nas empresas: Principais benefícios
* Casos de uso específicos do setor
* Plataformas e consórcios de cadeias de blocos empresariais
PC5. (DAOs): Governação e Tokenomics em Blockchain
* Modelos de Governação Descentralizada
* Tokenomics: Incentivar a participação
* Considerações legais e regulamentares
Na primeira semana letiva, o estudante indica se pretende ser avaliado na Época 1, na modalidade avaliação periódica ou por exame.
Avaliação periódica (só disponível na Época 1):
Análise de 4 estudos de caso ao longo do semestre: dois individuais e dois em grupo. Cada estudo de caso (cuja análise será desenvolvida com estrutura pré-definida pelo docente) e respetiva discussão tem o peso de 25% na nota final, com nota mínima de 7,5 valores. A média da análise dos estudos de caso terá de ser igual ou superior a 9,5 valores.
Avaliação por exame (Época 1 em caso de escolha do estudante, Época 2 e Época Especial):
Exame presencial (100% da nota final)
Title: Nathaniel Popper, Digital Gold: Bitcoin and the Inside Story of the Misfits and Millionaires Trying to Reinvent Money, 2016, Publisher: Harper Paperbacks; Reprint edition (May 24, 2016),ISBN-10: 006236250X
Daniel Drescher, Blockchain Basics: A Non-Technical Introduction in 25 Steps from Paperback, 2017, Publisher: Apress; 1st ed. edition (Mar. 16, 2017), ISBN-10: 1484226038
Daniel Drescher, Blockchain Basics, -, ISBN-10 1484226038; , APress
Don Tapscott, Alex Tapscott (201&), Blockchain Revolution: How the Technology Behind Bitcoin and Other Cryptocurrencies Is Changing the World, -, ISBN 110198015X, 9781101980156 Penguin
Authors:
Reference:
Year: